Blog « Voltar

Aprenda a dançar Vanera na Ivan Sousa Companhia de Dança


Estilo forte na cultura de MS, chegou a hora de aprender Vanera na Ivan Sousa Companhia de Dança

Coloque sua bota, chapéu, cinto de fivela e camisa xadrez, pois, a Vanera é o ritmo da semana na Ivan Sousa Companhia de Dança.

Ritmo agitado, com movimentos fortes e precisos de pernas e pés, a Vanera é uma dança típica gaúcha, nascida nas colônias alemãs e que se inseriu na cultura sul-mato-grossense no início do século XX, migrando do interior para a capital.

O que muitas pessoas não sabem é que apesar da já citada origem européia, a verdadeira raiz da Vanera é cubana, mais especificamente, Havana, onde o ritmo típico conhecido como habanera deu origem à dança, que conta ainda com nuances de tango e até mesmo samba. Essa mistura toda originou um ritmo animado e que ganhou bastante espaço em Mato Grosso do Sul na década de 1990, quando grupos como Tradição e Alma Serrana iniciaram o processo de disseminação do estilo que pouco a pouco passou a lotar os clubes de dança e nunca mais perdeu espaço nas festas.

E esse ritmo que convida a todos a se levantarem das cadeiras estará presente na próxima aula para iniciantes da Ivan Sousa Companhia de Dança e o professor garante: apesar do ritmo animado, o aprendizado é tranquilo e garantido e com certeza você estará pronto para a próxima temporada de shows e eventos que chegarão à cidade. " O ritmo é agitado, mas a forma de aprendizado é gradativa e selecionamos músicas de andamento mais fácil, até o aluno ficar aberto às mudanças. Utilizo a técnica dos 21 dias, já que é o prazo ideal para perceber a transformação e aumentar as chances de sucesso", aponta o professor de dança.

Além disso, Ivan garante que além de aprender um novo ritmo, a aula é capaz de proporcionar ainda outros benefícios físicos e psicológicos. "O aluno pode esperar um prazer único, que se tornará um hábito em sua vida. Em nossa rotina, há ações que envolvem mecanismos cerebrais de recompensa, onde você precisa abrir mão da satisfação do curto prazo para conquistar uma maior depois que é a paixão e o prazer de dançar", pondera.

E não para por ai. Apesar do estilo cujas batidas dos pés e os passos marcados são as características mais fortes, há muito espaço para a paquera e o romantismo na Vanera, afinal, é uma dança onde é possível ousar nos passos e aproveitar ao máximo o salão. "O legal desse ritmo é que dá para bailar com giros e batidas da bota no chão. Quer fazer um charminho? Dê uma paradinha no meio da dança e coloque a mão na cintura". Essa é a dica final de Ivan Sousa.
Ficou com vontade de aprender a Vanera e muitos outros ritmos? Então procure a Ivan Sousa Companhia de Dança, que está localizada na Rua Alagoas, 213, Jardim dos Estados.

Mais informações sobre as aulas, horários e os diversos serviços oferecidos, acesse o Facebook.com/ivansousadance www.dancecomivan.com.br ou ligue no 8444-2969. Não perca esta oportunidade e... Seguraaa peão!